Empreendedora conta como a fé impacta seus negócios: ‘Começo o dia com Deus’

  • 14/06/2024
Empreendedora conta como a fé impacta seus negócios: ‘Começo o dia com Deus’
Empreendedora conta como a fé impacta seus negócios: ‘Começo o dia com Deus’ (Foto: Reprodução)

No mais recente episódio do podcast Café Com Elas, feito em parceria com o Portal Guiame, a apresentadora Adriane Salvitti recebeu Tatiana Moraes, conhecida por sua trajetória de empreendedorismo no ramo da papelaria.

Tati relembrou um momento decisivo em sua vida — quando dedicou seu coração a Cristo durante a faculdade de fisioterapia. Adriane Salvitti, que na época era sua supervisora e já uma figura influente em sua vida, foi quem a apresentou ao Evangelho. 

“Para quem não sabe, a pastora Adriane me conheceu quando eu não era convertida e então eu fui uma vida que ela com certeza ganhou pra Jesus”, compartilhou Tati. 

Tati também compartilhou sobre os desafios de crescer com um irmão autista, em uma época em que o autismo era pouco conhecido e compreendido. Essa experiência influenciou diretamente suas escolhas profissionais, levando-a a cursar fisioterapia para ajudar seu irmão nas terapias.

“Meu irmão caçula tem 29 anos, mas para a gente é uma eterna criança, porque ele é especial, está no espectro autista. Só que naquela época, quando a gente recebeu o diagnóstico, ninguém falava de autismo. Não existia o que fazer em relação ao tratamento, então eu não sabia nem o que recorrer”, relembra. “Então eu aprendi a dirigir muito cedo e aos 18 anos já levava ele nas terapias”.

De mãe à empreendedora

A transição de Tati da fisioterapia para o mundo da papelaria não foi fácil, mas foi necessária devido às demandas de sua nova vida como mãe. Ela explicou que, após engravidar, enfrentou os dilemas comuns de muitas mães sobre como equilibrar a carreira e os cuidados com os filhos. Sem apoio familiar disponível para cuidar de sua filha, Tati encontrou na papelaria uma maneira de trabalhar de casa e ainda gerar renda.

“Eu cheguei a atuar como fisioterapeuta. Tínhamos uma clínica de fisioterapia dermatofuncional na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e estava tudo bem até então. Só que depois eu engravidei e lidei com uns perrengues que muitas mulheres enfrentam: com quem vou deixar meu filho? Vou trabalhar na rua e usar o dinheiro que eu ganhar para pagar creche, babá? Teria que valer a pena para não trocar seis por meia dúzia”.

Tati continua: “Eu não tinha mãe e sogra que ficassem com a minha filha. Não que elas não sejam maravilhosas, elas são! Mas elas trabalham até hoje e eu tenho um irmão especial. Então minha mãe se dedica ao meu irmão especial, e assim não tinha essa possibilidade. Então eu me vi em casa, sem fazer nada teoricamente. Foi aí que eu comecei a investir na papelaria naquela época.”

Fé e propósito

O ponto alto do podcast foi a discussão sobre como Tati alinha seus negócios com seus valores cristãos. Ela destacou que seu verdadeiro propósito é servir e ajudar outras pessoas a encontrar seu próprio caminho e potencial. Esse propósito se reflete no sucesso de sua empresa, Bela Papelaria, que vai além de produtos de papelaria e encadernação, oferecendo cursos que capacitam outras mulheres a empreender.

"Eu tenho uma persona bem definida, eu sei exatamente quem ela é. Quando você tem essa clareza, a sua linguagem vai atrair o público que você deseja e repelir aqueles que não fazem sentido para você. Isso é natural”, ela observa.

Confira o episódio completo:

A influência da fé no dia a dia

Tati também falou sobre a importância da fé no seu cotidiano. Ela revela que começa cada dia com um momento de devoção, buscando orientação e força em Deus — esse hábito não apenas fortalece sua fé, mas também a prepara para os desafios diários de gerenciar um negócio e cuidar de sua família.

“O meu hábito é acordar e ter um momento de comunhão com Deus. Depois, passo o dia meditando na palavra que li pela manhã, porque o dia fica tão corrido que é difícil parar novamente para esse momento. Falar sobre Deus com as pessoas, seja você, um pastor, ou pregando no altar, não substitui o seu tempo secreto com Deus. É essencial ter aquele momento pessoal no seu quarto, no seu lugar especial, onde você fala diretamente com Ele”, afirma Tati.

Durante o episódio, a conversa também abordou como Tati concilia seu trabalho com a vida familiar. Ela e seu marido, Tiago, compartilham a visão de manter um tempo de qualidade em família, sem deixar que o trabalho digital os distancie de sua filha. 

A educação e o exemplo de Tati influenciaram profundamente sua filha, Isabela, que também mostra um coração generoso e acolhedor, refletindo os valores ensinados em casa.

"Uma coisa que eu sempre alinhei com o Tiago é que teríamos momentos em família, sem nos tornarmos ausentes. O digital pode nos afastar, mesmo estando em casa, porque nos mantém ocupados. Eu ainda mantenho a papelaria ativa, então faço produtos e trabalho no digital. Hoje, temos uma plataforma com mais de 2000 alunos, que auxiliamos constantemente. Além disso, tenho meus clientes para os quais faço produtos. Temos muitas responsabilidades, mas não podemos perder o foco na nossa família”, avalia.

E acrescenta: “Para mim, Deus está em primeiro lugar, e é Ele que me dá forças para começar o dia bem. O digital não é fácil. Há pelo menos quatro anos que não deixo de postar no Instagram nem um dia, mesmo em viagens. Não há descanso nesse sentido. Meu descanso vem da minha fé em Deus, que me mantém equilibrada. No mundo digital, há pessoas que nos amam e outras que nos criticam, mas o que me mantém firme é Deus.”

O impacto da fé e da comunidade

Tati acredita que trabalhar com propósito é fundamental e que isso faz toda a diferença em sua vida e na vida das pessoas que ela toca através de seu trabalho. Ela enfatiza que seu objetivo principal é servir e ajudar as pessoas, algo que ela acredita ser um chamado de Deus.

"Eu normalmente tenho muitas visões. Muitas vezes, acordo com uma visão ou algo em mente, e meus amigos sabem disso. Para mim, isso é um dom. Ter visões é um dom que eu possuo, e eu acho que é algo sobrenatural. Você saber algo sobre alguém sem que tenha sido dito, isso é algo que acredito que Deus está me mostrando. Eu trago essas experiências para o meu dia a dia e vivo o sobrenatural todos os dias”, afirma Tati.

No encerramento do podcast, Tati deixou uma mensagem poderosa para aqueles que enfrentam inseguranças e medos: “Claro, aqui está a versão ajustada: "O medo é algo absolutamente normal quando saímos da nossa zona de conforto. Mas não deixe que o medo paralise você. Ele não só paralisa você, mas também os seus sonhos, especialmente aqueles que Deus colocou no seu coração. Não deixe que isso aconteça. Você pode superar, e não apenas por conta própria, mas porque Ele te fortalece. Deus vai começar a abrir os caminhos para você."

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/empreendedora-conta-como-fe-impacta-seus-negocios-comeco-o-dia-com-deus.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes